Com quantos pontos perde a CNH? (Atualizado 2022)

Você sabe com quantos pontos perde a CNH? Confira no artigo de hoje qual o quantidade de pontos atualizado para 2022, que você tem em sua carteira de habilitação, e quais as multas que não vão lhe fazer perder a carteira de motorista.

O sistema de pontos da CNH antigamente era de 20 pontos para todos os motoristas habilitados em qualquer uma das categorias disponíveis, e caso acumulasse infrações de qualquer natureza que ultrapassasse este valor, tinha sua carteira de habilitação revogada.

Com quantos pontos perde a CNH?

Já em 2022 a lei se alterou um pouco, e o número de pontos para perder a CNH mudou, pois permite que os motoristas acumulem infrações até um máximo de 40 pontos, porém não é qualquer multa que permite chegar até esse valor.

O condutor que tiver duas infrações gravíssimas na carteira de habilitação, além de perder 14 pontos, 7 para cada uma delas, poderá acumular um máximo de apenas 20 pontos.

Já o condutor que tiver somente uma infração gravíssima, poderá acumular até 30 pontos derivados de outras infrações mais leves, além de levar os 7 correspondentes à uma infração gravíssima.

Já o condutor que não tiver nenhuma infração de natureza gravíssima em sua habilitação, poderá acumular até 40 pontos correspondentes às infrações de natureza grave, média e leve somadas.

Logo somente quem não tiver em sua carteira de habilitação nenhuma infração de natureza gravíssima poderá acumular até 40 pontos em sua CNH com os outros tipos de infrações antes de perder a sua carteira de habilitação.

Com quantos pontos perde a CNH provisória?

A CNH provisória é concedida a todos os motoristas que tiraram a carteira pela primeira vez, ou realizaram o processo de reciclagem de modo a recuperaram sua carteira de habilitação, esta modalidade de CNH tem a duração de 12 meses.

Porém, ao contrário da CNH normal, a provisória não tem nenhum ponto, sendo que qualquer infração cometida pelo motorista, resulta na perda da CNH provisória e consequentemente da permanente, uma vez que é necessário tirar outra CNH.

Quando zera os pontos da CNH?

Os pontos da CNH  zera quando o motorista acumula infrações onde somadas passam dos 40 pontos, caso nenhuma seja gravíssima, ou ultrapasse 30 pontos, caso exista uma só gravíssima, ou ainda ultrapasse os 20 pontos com duas infrações de natureza gravíssima.

40 pontos na CNH já está valendo?

No ano de 2022 já está valendo os 40 pontos na CNH, porém somente quando as infrações do motorista não sejam de natureza gravíssima, pois neste caso o máximo pode cair para 30 pontos ou ainda para 20.

Quando o motorista comete duas infrações gravíssimas, além de perder o acumulado de 14 pontos na carteira, sendo 7 de cada uma, a sua CNH cai para somente 20 pontos no máximo, sendo que alguma outra infração pode acarretar na perda da CNH.

Como funciona os pontos da CNH?

Em 2022 todos os motoristas possuem 40 pontos em sua CNH, sendo que cada infração diminui alguns pontos deste máximo. As infrações são divididas em 4 naturezas, as leves, médias, graves e gravíssimas, e os pontos são assim:

  • Leves – Perda de 3 pontos cada uma;
  • Média – Perda de 4 pontos cada uma;
  • Grave – Perda de 5 pontos cada uma;
  • Gravíssima – Perda de 7 pontos cada uma.

A cada nova infração é identificada a sua categoria, e é somado com as outras cometidas pelo motorista, de modo que quando a somatória passa dos 40 pontos, desde que não haja nenhuma gravíssima, o motorista perde a CNH.

Caso haja uma só infração gravíssima, o limite é de 30 pontos, e a somatória não pode ultrapassar este valor. Mas se houver duas infrações gravíssimas não pode ultrapassar 20 pontos somados, pois neste caso o motorista já perde a sua CNH.

Veja: Aplicativo Gov.br não funciona, como resolver?
Consultar RG pelo nome

Estourei os pontos da CNH, o que fazer?

Neste caso ainda é possível recorrer, vale a pena ir até a unidade do Detran mais próxima para que não você possa ainda ter uma chance de se defender e não perder a sua carteira de motorista.

Porém na maioria dos casos não tem jeito, a sua CNH será cassada, e na hora que você for renovar, não irá conseguir, sendo que você deverá ficar 12 meses sem sua habilitação, e aí sim poderá iniciar o processo novamente para tirar uma nova carteira de motorista.

Vale ressaltar que a cada 12 meses os pontos voltam ao seu limite inicial, ou seja, caso tenha cometido algumas infrações, mas não tenha excedido o máximo permitido, você não perderá a sua CNH, e depois de 12 meses voltará a ter os 40 pontos normais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.