De onde vem o aroma de Baunilha? Entenda!

Todos já devem ter se deparado com o aroma de baunilha alguma vez, nem que seja em alimentos como bolos, bolachas, ou biscoitos, onde o aroma de baunilha está sempre presente, mesmo que não o identifiquemos num primeiro momento.

Mas de onde vem este aroma? O que é a baunilha em si? No artigo de hoje você irá saber tudo sobre esta especiaria, que já faz parte do nosso cotidiano, mesmo que escondida apenas para acrescentar alguns detalhes.

Qual a origem da baunilha?

A baunilha é uma especiaria, encontrada em favas,  derivada de uma classe de orquídeas denominadas “vanilla”, ou seja a baunilha é a vagem obtida a partir de uma flor, mais especificamente de uma orquídea.

Ela era cultivada primeiramente pelos povos mesoamericanos, que moravam onde hoje se localiza a América Central, principalmente na região do México. 

Estima-se que ela tenha sido levada para Europa na época das grandes navegações, mais especificamente por volta de 1520 pelo espanhol Hérman Cortez, porém devido a fauna europeia, a baunilha não conseguia ser produzida no continente.

Foi só em 1837 que o botânico belga Charles Morren, conseguiu descobrir uma forma de cultivar a baunilha na Europa, o que barateou o seu custo, que até então era altíssimo por ser uma especiaria importada, e popularizou seu uso.

Atualmente a baunilha pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais, porém a sua essência pode ser encontrada em qualquer supermercado, pois é mais utilizada que a denominada fava de baunilha em si.

Para que serve o aroma de baunilha?

O aroma de baunilha é muito utilizado na culinária, principalmente no preparo de sobremesas, apenas algumas gotas da essência, ou do extrato de baunilha já são suficientes para trazer um aroma adocicado, que combina muito com receitas doces.

O aroma de baunilha também é utilizado na aromaterapia, pois por ter propriedades mais leves e adocicadas funciona como um calmante natural, ajudando os pacientes a relaxarem e liberar o estresse.

Veja: O que significa TKS?

De onde vem o aroma de baunilha?

O aroma de baunilha é proveniente da extração de uma espécie de semente de dentro do favo de baunilha, é uma especiaria muito requisitada, onde um quilo de baunilha pode custar até R$3.000,00, dependendo da espécie.

Como é feito aromatizante de baunilha?

O aromatizante de baunilha é feito a partir do isolamento dos componentes químicos responsáveis pelo aroma da planta, este processo pode ser feito em laboratório, ou a partir da imersão da planta normalmente em álcool.

Qual o cheiro de baunilha?

A baunilha possui um cheiro adocicado, que lembra como se você estivesse experimentando açúcar pelo olfato, é o aroma característico do sorvete de creme, e também é bem presente em diversos bolos e doces.

Qual a diferença entre essência e extrato de baunilha?

A essência e o extrato de baunilha apesar de apresentarem o mesmo aroma, possuem formas de produção bem diferentes, que podem alterar o resultado final de receitas principalmente.

A essência de baunilha é sintetizada a partir de cascas de árvores que possuem certas semelhanças ao aroma da planta, e pode ser feita completamente em laboratório também, onde é conhecida por aroma artificial.

Já o extrato de baunilha é feito a partir da fava da planta, que é curtida em álcool para que possa retirar todo o aroma natural da baunilha. É considerado por muitos como bem melhor que a essência, por ser 100% feito a partir da própria baunilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.