O que significa TKS? Entenda!

Diversas siglas são usadas no dia a dia para facilitar a comunicação e principalmente para que o entendimento seja mais rápido, as forças policiais utilizam siglas com muita frequência também para dificultar o entendimento de pessoas fora da profissão.

Uma outra modalidade muito comum de siglas, surgiu nas salas de bate papo. Com o avanço da internet, os usuários, principalmente os mais jovens, utilizam diversas siglas para abreviar diversas palavras, e também codificar algumas conversas.

Qual o significado de TKS?

Na linguagem policial, TKS é a abreviação de Thanks, que em tradução literal do inglês, significa “Obrigado(a)”.

E é exatamente o que essa abreviação significa, ela é utilizada como um meio de agradecer durante as comunicações por rádio.

O que significa TKS no WhatsApp?

No WhatsApp, e também em outros aplicativos de bate papo, também é comum as pessoas utilizarem TKS, ou até mesmo THX, onde ambas também são abreviações da palavra Thanks, significando Obrigado.

Nas comunicações por mensagens, é muito comum se utilizar diversas abreviações, e a TKS, acabou se tornando uma, que veio da linguagem policial, e começou a fazer parte do cotidiano das pessoas também na troca de mensagens entre amigos.

O que significa QRU, QTH, QRV e QSL?

Na linguagem policial existem diversas siglas, utilizada principalmente durante operações, onde a comunicação é predominantemente por meio de rádio, alguns seguranças também utilizam estas siglas, para se comunicar em algumas situações.

Abaixo está a o significado das expressões mais comuns:

  • QRU: Problema, Ocorrência. Quando acontece alguma situação que precisa de atenção;
  • QTH: Local, endereço, utilizada para perguntar ou também para informar;
  • QRV: Estou à disposição. Estou pronto para ordens.
  • QSL: Entendido, OK. Também pode significar copiei para algumas pessoas.
  • QRA – Nome, pessoa;
  • QRZ – Quem está chamando? Utilizado para se pedir identificação do comunicante;
  • QTI – Destino exato para onde se vai.

O que é QTA na polícia?

Nas diversas áreas da polícia, seja militar, civil, federal ou até mesmo de operações especiais, a sigla QTA significa “Mensagem Cancelada”, ou seja, a última informação que foi passada não deve mais ser considerada.

Isso acontece principalmente quando se passa informação sobre pessoas em determinados locais, que por estarem sempre se movendo, a mensagem deve ser sempre atualizada, então se utiliza QTA antes de passar a nova mensagem.

Confira: O que é VDM no GTA?

O que é QAP na linguagem policial?

Uma sigla bastante utilizada durante as comunicações policiais é a QAP, que significa “Na escuta”, ou seja a pessoa que disse a sigla, está pronta e atenta para ouvir a mensagem que será passada.

Esta é a mais comum, principalmente quando a comunicação de rádio utiliza uma determinada frequência para muitas pessoas, como existem diversos profissionais ouvindo, deve-se identificar com quem quer falar, e este deve responder QAP.

Desse modo a comunicação fica mais simples, e evita enganos e problemas, principalmente em operações, onde tudo deve correr como o planejado para que não haja intercorrências sérias, que podem ser desastrosas.

Devo usar gírias e abreviações durante o trabalho?

No local de trabalho o ambiente é sempre formal, e deve-se falar sempre o melhor portugês possível, porém as gírias já fazem parte do nosso cotidiano, e às vezes as falamos sem nem mesmo perceber.

Seguindo as ideias das Startups de criar um ambiente de trabalho mais descontraídos, de modo a aumentar a produtividade dos funcionários, diversas empresas já não se importam mais quando seus funcionários utilizam gírias.

Porém ainda existem locais de trabalhos mais tradicionais, onde não é recomendado utilizá-las durante o expediente. A dica é sempre perceber como é o seu ambiente de trabalho, e adequar a sua fala para o padrão da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.