Como surgiu a Capoeira? Qual é a origem?

Veja hoje mais sobre o que é a capoeira, sabendo tudo sobre como surgiu e qual sua origem e importância para o Brasil. Saiba, nesse sentido, mais sobre os tipos de capoeira, o seu significado cultural e sua aplicabilidade como uma luta. Com isso, você pode ver mais sobre onde surgiu a capoeira, em que condições e um resumo geral dos principais métodos e escolas existentes hoje no país, além de sua fama ao redor de todo o mundo.

A capoeira é uma luta, também considerada um esporte e uma dança, brasileira com matrizes africanas enraizadas por ter sido fundada por descendentes de escravos trazidos ao Brasil. Assim, a capoeira já foi considerada ilegal e sua prática proibida por ser um estilo eficaz de luta, donde surgiu a ideia de “disfarçar” a capoeira com dança e música. Um dos mestres mais famosos por preservar essa tradição foi o Mestre Bimba, falecido em 1974.

Como surgiu a Capoeira no Brasil?

A capoeira surgiu no Brasil como um movimento de treinamento e luta, além de exercício e manutenção física, registrada hoje pelo IPHAN como bem cultural. A luta surgiu no contexto de grande exploração escravista no Brasil, em especial por parte dos Portugueses para com os negros do sul da Angola. 

Quando trazidos para cá, muitos desses povos trouxeram também seus costumes. Sendo alguns deles ritos de entrada para a vida adulta envolvendo danças e lutas.

Qual é a origem da Capoeira?

A capoeira é, assim, originária de tradições dos povos como iorubá, jeje e hauçá que foram trazidos ao Brasil nas trocas escravistas. Nesse sentido, esses povos trouxeram esses meios de combate como forma de se defender de senhores hostis e agressores.

Há ainda um debate se a capoeira surgiu de fato no Brasil ou existia na África, sendo a verdade mais plausível que a capoeira como é conhecida hoje surgiu no Brasil mesmo.

CONFIRA: Como surgiu o Teatro no Brasil.

Onde surgiu a Capoeira no Brasil?

A capoeira como conhecida surgiu nas regiões litorâneas do Brasil, em especial no nordeste com destaque a pernambuco e Salvador, onde despontaram grandes mestres com práticas notórias e significativas.

Mas, levando em conta o debate da origem da capoeira, pode-se supor também que ela tenha surgido na Angola através das tradições de iniciação a maturidade dos jovens, praticando o chamado “n’golo”. 

O que é a Capoeira?

A capoeira é hoje um estilo de dança, música e luta ritmada, sendo acima de tudo um patrimônio histórico e cultural da humanidade. Com o tempo foi dado mais ênfase ao aspecto de dança que de luta.

Qual a história da Capoeira resumida?

Assim, pode-se resumir a capoeira como uma expressão cultural bem abrangente, de raízes africanas e brasileiras. Sendo um movimento que surgiu no século XVI como resposta a opressões escravistas.

Tipos de Capoeira

Existem basicamente dois tipos de capoeira bem famosos pelo Brasil, sendo um a capoeira do ngolo, praticada especialmente pelos alunos do mestre Pastinha. O outro é a capoeira regional, popularizada pelo mestre Bimba. Os dois diferem no foco dos movimentos, sendo o primeiro mais rasteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.