Como surgiu o teatro no Brasil? História resumida!

Veja hoje tudo sobre o surgimento do teatro no Brasil, sabendo mais sobre sua história e evolução ao longo do tempo, desde os primórdios da história até os dias atuais. Assim, você entende mais sobre a cultura nacional e seu crescimento, que foi origem de muitas séries e filmes da atualidade.

Nesse sentido, entenda mais o que motivou o desenvolvimento do teatro e quem foram os primeiros a utilizar essas técnicas para se expressar.

Quando surgiu o teatro no Brasil? Como surgiu o teatro no Brasil?

O teatro surgiu no Brasil na época da descoberca, meados do século XVI, perdurando até hoje na cultura nacional. Surgiu por meio dos padres Jesuítas que trouxeram e escreveram peças principalmente para a divulgação da fé e da religião católica aos índios.

Assim, o teatro se desenvolveu de forma relativamente gradual e lenta, até que cresceu bastante com o século XIX, período da crescente do Brasil como exportador de café e outros.

Nesse sentido, o teatro começou a crescer bastante nessa época, que também teve o avanço da Coroa no país e a criação do império brasileiro. Com isso, cultura e recursos começaram a chegar na nação, que agora era capital de Império, tendo grande relevância no que antes era só mais uma colônia.

Qual a história do teatro brasileiro?

Assim, o teatro brasileiro se desenvolveu em diversas regiões, em algumas mais cedo que as outras, muito pelo fato do país ser extremamente grande.

É creditado que na região sudeste e sul chegou mais cedo, por ser mais perto da capital brasileira na época, crescendo em regiões como o norte muito depois.

Apesar disso, os grandes nomes do teatro são, em boa parte, nordestinos. Em verdade, até hoje diversos dos artistas mais famosos, qualificados e representativos são do nordeste, contudo migrando em busca de mais oportunidade.

O que motivou o crescimento do teatro no Brasil?

O crescimento do teatro foi motivado, acima de tudo, por fins religiosos. Assim, os primeiros a propagar a arte eram os Jesuítas.

Perguntas e respostas sobre o teatro no Brasil

Algumas das principais dúvidas sobre o teatro no Brasil são sua composição e inspiração. Boa parte das peças se passam em realidades brasileiras, em especial trágicas.

Confira: O que são Esportes de Marca?

Quem foi o primeiro a utilizar o teatro no Brasil?

O padre José de Anchieta foi o primeiro a fazer teatro. Como maneira, especialmente, de pregar a conversão.

Sobre o teatro

O teatro é uma das principais artes cênicas, estando presente ao longo de praticamente boa parte da história humana, inclusive nos homens primitivos. Contudo, teve um grande destaque e “formalização” na Grécia Antiga, em especial com os jônicos e outros tipos. Continuou avançando e foi a base e principal motivação para o desenvolvimento posterior do cinema e outros tipos de artes, inspirando até hoje filmes, séries e jogos diversos.

Teve um papel essencial no início do cinema, com diversos filmes sendo parecidos e emulando peças de cinema. Isso acontece até hoje, também no cinema e teatro nacional, com filmes como Auto da Compadecida sendo inspirados em peças de teatro muito famosas e de grande porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.