Como podemos diferenciar “moral” e “ética”? Saiba tudo!

Uma dúvida comum é como podemos diferencial moral e ética, pois os conceitos podem ser muito parecidos num primeiro momento. No artigo de hoje você irá entender um pouco sobre as particularidades de cada um.

Será possível identificar facilmente quando algo se encaixa como moral, e quando se encaixa como ética, ou ainda quando os dois se cruzam e é na verdade ambos ao mesmo tempo, saiba tudo sobre os termos agora mesmo.

Qual é a diferença entre “moral” e “ética”?

Quando se fala de sociedade existem um conjunto de regras e leis, tanto as escritas quanto as que os indivíduos seguem por todos considerarem algo como correto, a isto damos o nome de moral, algo que não precisa ser dito para que seja feito ou utilizado.

Porém a moral pode ser diferente em diversas culturas ou povos, como por exemplo quando se trata de alimentação. No Brasil comer carne de vaca é normal, enquanto na Índia onde este animal é considerado sagrado seria um pecado gigantesco.

A ética por sua vez parte da moral, onde tenta se definir quais princípios morais deveriam ser seguidos independentemente da cultura, como por exemplo a ética médica, onde deve existir um conjunto de regras a serem aplicadas em qualquer contexto.

CONFIRA: Como surgiu a capoeira.

Como podemos diferenciar “moral” e “ética”?

Uma maneira simples de diferenciar as duas, é que a moral normalmente é seguida na frente de outras pessoas, com medo de ser julgado pela sociedade por fazer algo que todos consideram errados, como usar determinadas roupas por exemplo.

É comum se utilizar determinadas roupas para seguir um padrão estabelecido quando se apresenta para as pessoas na rua ou em qualquer local de convívio social, e uma outra quando se está em casa e não há ninguém por perto para julgar.

Já a ética é aquilo que se pratica mesmo que não tenha ninguém olhando, pois faz parte de um conjunto de regras intrínsecas, que são seguidas independentes de qualquer situação ou julgamento, pois é próprio do código de ética utilizado.

Qual é o conceito de moral?

A moral é basicamente um conjunto de regras, formas de pensar e de se comportar em um grupo social, que define o que deve ou não ser feito em uma sociedade, dentre esses costumes podem estar tanto os religiosos quanto os comportamentais.

Estas regras normalmente não escritas são aceitas pela sociedade ou grupo em questão de acordo com o que se acredita que pode ser o melhor para todos os envolvidos, como por exemplo ajudar as pessoas, ser cordial, ou respeitar os mais velhos.

Diz-se que uma pessoa tem moral, quando ela respeita todas as regras ou costumes, por mais que elas possam não fazer sentido para quem analisa a situação do lado de fora, mas para o grupo onde aquelas regras se aplicam, se conquista a moral.

Quais os exemplos de ética?

Alguns exemplos de ética geral pode ser o respeito pelas leis que regem uma convivência coletiva, como por exemplo não utilizar algo de outra pessoa, mesmo que ela não vá perceber.

Um outro ponto pode ser seguir um protocolo à risca, mesmo que seja mais fácil de outro modo e o resultado seja o mesmo, mas quando a ética está presente sempre se faz o que deve ser feito, e não o que se quer fazer.

Existem também os códigos de ética para determinados profissionais, porém todos possuem em maior ou menor grau um guia sobre o que deve ou não ser feito no ambiente profissional, e normalmente são seguidos em respeito à profissão.

Moral e a prática da ética no nosso dia a dia

Sempre temos regras que precisam ser seguidas, e na maioria das vezes temos pleno conhecimento delas e agimos de acordo ou não, baseado no que acreditamos ser certo ou errado.

Então na prática a moral é o que você faz quando todos estão vendo, mas poderia agir de outra maneira em diferentes situações, e ética é o que você faz mesmo quando ninguém está vendo, e agiria deste modo de qualquer maneira, tendo alguém presente ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.