Vale Alimentação Estudantil: Cadastro, Consulta (2022)

Com o país passando por diversas dificuldades, o que faz com que o cidadão passe por mais dificuldades ainda, e em época de pandemia, o governo criou um novo tipo de auxílio para as famílias de baixa renda. Antes da pandemia, os estudantes tinham direito ao almoço dentro das escolas, porém, com o cancelamento das aulas na pandemia, os estudantes ficaram em casa e precisavam comer em casa.

Como isso gera mais custos para a família, o governo passou a oferecer o vale alimentação estudantil, um auxílio para a alimentação desses estudantes que antes tinham almoço ou janta garantidos pela instituição educacional. Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse auxílio, sobre como se cadastrar e mais. Portanto, não deixe de ler até o final para que não lhe restem dúvidas!

Como funciona o Vale Alimentação Estudantil?

O vale alimentação estudantil funciona como qualquer outro tipo de vale alimentação, mas voltado apenas para os alunos da rede pública de escolas.

Cada aluno poderia contar com 55 reais por mês para auxiliar na compra de comida e subsídios alimentícios em geral, como água, sucos, etc. O valor chega para o estudante em um cartão Alelo e será depositado a cada mês, garantindo o auxílio para as famílias mais necessitadas.

Cadastro Vale Alimentação Estudantil

O cadastro para garantir o vale alimentação estudantil é feito automaticamente pelo governo. Ou seja, todos os estudantes inscritos em escolas públicas já serão inscritos no programa automaticamente, sem precisar fazer nada.

Portanto, caso o estudante já esteja matriculado na escola pública, não precisa realizar nenhum tipo de cadastro adicional para ter direito ao seu vale alimentação estudantil. Ou seja, basta aguardar pelo cartão e ele chegará para você pelo correio.

Consulta Vale Alimentação Estudantil

A consulta do vale alimentação estudantil serve para que o estudante possa verificar se está inscrito no programa ou não. Para isso, é muito simples. Basta fazer o download do aplicativo Alelo, realizar o seu login e utiliza-lo para verificar a sua situação.

Caso prefira, a consulta também pode ser realizada via internet, pelo site oficial da Alelo, ou pelo telefone, no número 4004-7733. Não se esqueça de ter em mãos os seus documentos, para que possam verificar a sua situação dentro do programa.

E lembre-se que é preciso estar matriculado em alguma escola da rede pública, e apenas isso já garantirá a sua inscrição, feita de forma automática, no vale alimentação estudantil.

Confira: Auxílio Cesta Básica é verdade?

Mais sobre o Vale Alimentação Estudantil Bahia

O vale alimentação serviu como um auxílio que visava suprir os custos adicionais causados pela permanência dos estudantes em casa, que se deu por conta da pandemia.

Com as escolas fechadas, os estudantes, que antes almoçavam na escola, precisaram passar a comer em casa, resultando em maiores despesas.

E por isso nasceu o vale alimentação estudantil, como uma forma de amenizar os impactos financeiros em famílias de baixa renda, posto que um novo gasto seria adicionado às despesas do mês. Esse auxílio de 55 reais mensais por estudante foi uma salvação para muitos, apesar de não ser um valor tão alto.                                                                           

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.