Quanto custa para mudar o nome no cartório? (2022)

Entenda hoje quanto custa para mudar seu nome no cartório, sabendo mais sobre esse processo de mudança de nome em si, bem como as principais razões para fazer essa alteração.

Entenda, assim, tudo sobre o custo da mudança de nome em valores atualizados, bem como os principais motivos que levam as pessoas a fazer esse tipo de alteração, para que você saiba como fazer também caso queira algum dia.

Quero mudar meu nome, o que fazer?

Assim, por várias razões, uma pessoa pode querer mudar seu nome como ele aparece nos documentos, desde passaportes até carteiras de trabalho e registro geral.

Para fazer isso, a única opção é recorrer ao cartório, onde é possível fazer a alteração pagando uma taxa, e emitindo novas vias de seus principais documentos para evitar problemas com seus cadastros correntes e outros registros já em voga.

Para fazer esse processo tudo que você precisa fazer é escolher um “novo nome” e a partir dele se dirigir até o cartório mais próximo para refazer seu registro. Os próprios atendentes do cartório podem te ajudar nesse processo, valendo lembrar que há um custo para fazer essa mudança, pois vários documentos devem ser alterados por razões legais.

Quanto custa para mudar o nome na certidão de nascimento?

  • Para mudar o nome no cartório o valor é por volta de 129 reais.

Os cartórios variam bastante no valor cobrado para fazer as mudanças de nome na certidão, isso porque é um processo não muito usual e de certa forma escasso. Nesse sentido, o custo geral para mudar seu nome no cartório é de cerca de 129 reais.

Esse valor varia para mais ou para menos principalmente dependendo da região, da concentração econômica da cidade ou estado e coisas do gênero.

Quanto um advogado cobra para mudar o nome?

O advogado geralmente irá cobrar uma taxa a mais para a mudança, sendo mais recomendado fazer o processo você mesmo no cartório. Isso porque dessa forma a pessoa evita ainda mais burocracia e custos adicionais.

Nesse sentido, a não ser que o advogado consiga uma oferta melhor que o preço base do cartório local não é recomendado optar por ele, pois o processo não precisa em si de muita especialização.

VEJA TAMBÉM: Consultar CPF pelo nome da mãe.

Quanto custa para mudar o sobrenome?

Com isso, você pode além de alterar seu nome principal mudar seu sobrenome, estando incluso no “pacote”. Isso para boa parte das firmas que alteram o nome é um certo padrão.

Quais os motivos para mudar de nome?

Existem, por fim, diversos motivos para essa mudança, como adicionar um apelido marcante no nome. Também mudança por separação e outras razões como mudança de sexo e coisas do tipo.

Sobre cartórios

O cartório é uma entidade legal responsável por firmar os registros das pessoas, como registro de casamento, de nascimento, entre outros. Dentre os principais registros está o nome, isto é, o nome legal da pessoa com o qual se identifica ela em documentos e diversos registros.

Nesse sentido, algumas pessoas por diversos motivos decidem alterar o nome no cartório, tendo além de uma alteração informal uma mudança “oficial”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.