Qual é o DPI? Menor Largura estraga o celular? Saiba tudo!

Você já se perguntou o que é, e qual é o DPI de seu celular. Como será que ele funciona, e será que uma menor largura estraga mesmo o celular? Saiba tudo sobre DPI no artigo de hoje, para que você tire o melhor proveito da tela do seu celular.

Qual é o DPI? O que significa?

  • O DPI, vem do inglês, dots per inch, que em tradução direta significa pontos por polegada, ou seja, é uma unidade de medida utilizada para definir a qualidade de uma imagem seja impressa ou apresentada numa tela.

Quanto maior o DPI, mais pontos existirão por polegada, e quanto mais pontos melhor será a definição de uma imagem, pois como cada ponto é responsável por adicionar um detalhe específico, mais detalhada uma imagem se torna.

O DPI também pode ser utilizado em mouses para medir a sensibilidade, onde quanto maior o DPI, melhor será a resposta, pois existirão mais pontos que o mouse consegue identificar em uma polegada de movimento.

Para saber qual é a DPI de um celular por exemplo, é necessário olhar as especificações do aparelho, que normalmente estão indicadas no manual ou na caixa, pois cada modelo possui uma quantidade diferente, dependendo da tela e de sua resolução.

Já para mouses e impressoras, também basta olhar as especificações do fabricante, seja na caixa no manual, ou ainda no site oficial para que se possa identificar corretamente qual é o DPI de seu dispositivo.

VEJA: Como burlar código do WhatsApp.

Qual é a menor largura?

A menor largura depende muito do celular que se está utilizando, pois ela é classificada de acordo com o tamanho e resolução do display, para descobrir a menor largura para seu aparelho, você deverá buscar as informações com a fabricante.

Menor largura estraga o celular?

A menor largura de DPI possível não estraga o celular, uma vez que a própria tela já foi fabricada para aguentar esta proporção, o que pode ocorrer é que o uso pode se tornar diferente do que se está acostumado em outras funções.

A menor largura para um celular é ótima para jogos, mas para digitar com o teclado que normalmente já é pequeno pode se tornar desconfortável no começo, o que leva certos usuários a acharem que a tela está danificada.

O recomendado é utilizar a menor largura de DPI, apenas em situações específicas, como jogos ou filmes e vídeos por exemplo, e voltar para o normal quando foi realizar outras atividades corriqueiras.

Qual a menor largura Samsung, iPhone e Xiaomi?

A menor largura não é um padrão de cada marca, logo smartphones diferentes da Samsung, as várias versões do iPhone, e os modelos da Xiaomi, cada um possuem uma menor largura dependendo da tela utilizada.

Não é possível generalizar, pois cada smartphone possui suas particularidades, e até mesmo smartphones de marcas diferentes com telas muito parecidas possuem a menor largura diferentes, devido a outras inúmeras configurações.

Tem aplicativo de menor largura?

No android já existe esta função nativa, para ativá-la e definir a menor largura, você deve liberar as opções de desenvolvedor em seu smartphone, e dentro delas encontrar a opção menor largura, e definir o valor que o seu dispositivo suporta.

Existe ainda a opção de alterar os DPI, sem precisar utilizar a função de desenvolvedor, onde para isto basta você ir nas configurações de tela de seu aparelho e na opção “Tamanho de exibição”, escolher o que melhor lhe agrada.

Existem alguns aplicativos para android que também permitem utilizar a menor largura, porém são indicados apenas para usuários mais avançados pois dependem de root, que pode danificar o aparelho se realizado da maneira errada.

Os apps para android que permitem a menor largura são o DPI Changer e Easy DPI Changer, que são os mais utilizados, porém é necessário conhecimento sobre o que se está fazendo na hora de instalá-los.

Já no iPhone nas configurações de tela é possível alterar o tamanho de exibição, porém para se obter a menor largura é necessário realizar diversos processos que não são recomendados pela Apple, pois causam perda de garantia e prejudicam o aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.