Perdi meu CPF, como saber o número? Como Tirar Outro?

Perdi meu CPF, como saber o número, e como tirar outro? Confira agora o que fazer se tiver perdido seu CPF, quais as melhores opções em cada caso, e como conseguir o número e uma segunda via para continuar utilizando o documento.

Perdi meu CPF, o que fazer?

Caso tenha perdido o seu CPF, ou CIC como era conhecido antigamente, você não precisa se preocupar tanto, isto porque em 2022 o CPF já vem incluso em alguns documentos mais novos, como é o caso da identidade e da carteira de motorista.

Você deve primeiramente olhar na sua identidade se ela já possui o número de seu CPF incluso, ele fica no verso, na parte inferior do documento, logo acima da assinatura oficial do seu RG.

Se você já possui uma carteira de motorista, o número de seu CPF também estará incluso neste documento, e ele serve como CPF e RG ao mesmo tempo, então neste caso, também não precisa fazer nada.

Agora, se você não tiver seu CPF em nenhum destes dois documentos, o mais indicado é solicitar a segunda via do seu documento de identidade (RG), onde já virá incluso o número no novo documento para ser utilizado.

Você ainda pode solicitar um comprovante do seu CPF no site da receita federal, para isto basta acessar o site oficial, digitar o número do seu documento, junto com a sua data de nascimento, e clicar em “Consultar”, para ter acesso ao comprovante.

CONFIRA: O que serve como comprovante de residência.

Como saber o número do meu CPF online?

Por medidas de segurança não é possível descobrir o número do seu CPF, caso você tenha esquecido ou perdido, o único modo é fazendo uma segunda via do documento, onde é necessário somente o RG, ou a certidão de nascimento.

Porém você deve sempre verificar em seu documento de identidade, se ele não possui o número de seu CPF impresso, e caso você possua uma carteira de habilitação, o número de seu CPF já estará nela.

Como tirar outro CPF?

O Cadastro de Pessoas Físicas é um número individual, oferecido a todos os cidadãos brasileiros, e é insubstituível, logo você não consegue tirar outro CPF, mas consegue solicitar uma segunda via, que virá sempre com o mesmo número.

Como tirar segunda via do CPF?

Existem algumas maneiras para tirar a segunda via do CPF sendo a mais simples, solicitando o comprovante no site da Receita Federal, onde ele fica pronto na hora, e pela internet, e você pode imprimir ou salvar como arquivo.

Uma outra maneira é pedindo a segunda via física, que pode ser realizada em qualquer posto de atendimento da receita federal, ou ainda nas agências dos Correios.

Porém vale ressaltar que caso possua carteira de habilitação, ou o número do seu CPF incluso em seu documento de identidade, você não precisa de uma segunda via, uma vez que ambos os documentos servem como CPF.

Perdi meu CPF, tenho que fazer boletim de ocorrência?

Caso tenha perdido seu CPF, não é necessário fazer um boletim de ocorrência, isso porque para perdas ou deterioração do documento, basta solicitar a segunda via se necessário.

Apesar do CPF ser um documento oficial, o boletim de ocorrência não é necessário para os casos de perda, uma vez que a perda não constitui nenhum crime que é o objetivo do registro de uma ocorrência.

O boletim de ocorrência deve ser realizado somente em casos de furto ou roubos, para que a polícia consiga identificar determinadas áreas mais perigosas e reforçar a patrulha no local, de modo a evitar que aconteça outras vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.