O que pode poluir as águas de um rio? Exemplos! (Lista)

Muito ouvimos sobre a poluição de rios por parte da própria população ou de empresas. Porém, nem sempre entendemos o que é essa poluição, apenas nos falam sobre os seus efeitos. Para que a população possa evitar, fazendo a sua parte, ela precisa entender também o que causa essa poluição e como.

Por isso, hoje falaremos sobre o que pode poluir as águas de um rio. Desde empresas até o cidadão comum, a poluição pode vir de diversas maneiras, e é importante entende-las para saber como evitar. Daremos alguns exemplos do que pode causar a poluição de um rio e como podemos melhorar a situação.

O que pode poluir as águas de um rio?

A poluição de um rio pode acontecer de diversas formas. Uma delas é pelo descarte indevido de lixo, ou esgoto, nos rios, que pode ser causado por empresas ou até pelo próprio governo.

Além disso, a população deve se atentar para não descartar lixo em rios ou mares, pois isso também prejudica o meio ambiente, nos afetando como espécie.

VEJA: Quanto custa um bolo da Beca Milano.

Exemplos do que pode poluir as águas de um rio

Algumas das coisas que podem poluir as águas dos rios são, como já dito, o descarte indevido de lixo, esgoto ou resíduos tóxicos de empresas, feito nos rios. Sacolas plásticas, restos de comida e afins também são coisas que não devem ser jogadas em rios ou mares.

O que pode causar a poluição do solo?

Assim como o rio, diversas coisas podem causar a poluição do solo. A principal delas é o lixo acumulado, que gera chorume e infecta o solo. Outra principal causa de poluição do solo é o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, usados em plantações. 

Como podemos colaborar para melhorar o ar que vivemos?

Apesar de parecer que não temos muito o que fazer em relação ao descarte de lixo, que é feito por uma empresa estatal, nós podemos sim contribuir para melhorar a poluição do nosso planeta, melhorando, assim, o ar que respiramos.

Podemos começar por não poluir as ruas e não deixar lixos em praias e em qualquer lugar que não seja na lixeira. Além disso, podemos também separar os resíduos orgânicos dos recicláveis e descartando-os no local correto.

Por que devemos evitar poluir ou contaminar a água?

Devemos evitar a poluição e contaminação da água pois precisamos dela para sobreviver, não só em forma de bebida, para nos hidratar, mas para manter o equilíbrio do meio ambiente.

As nossas ações no mundo, como o descarte de lixo, por exemplo, deixam marcas e afetam o ambiente e as espécies que vivem nele e fazem parte de um ciclo natural equilibrado.

Mudar essas condições afetará a vida dessas outras espécies e, consequentemente, afetará também a vida de nossa espécie, que precisará lidar com as consequências dessas ações.

O que pode causar a poluição dos rios e mares?

A poluição dos rios e mares pode ser causada por pessoas comuns no dia a dia e o acumulo de lixo jogado nas águas, ou por empresas que realizam o descarte de lixo tóxico ou esgoto nos mares e rios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.