O que é ser baiano? Gíria que causa polêmica na internet

O que realmente significa ser baiano? Uma definição desta gíria causou uma polêmica na internet, e hoje você irá entender mais sobre o real significado da palavra, e como ela pode ser utilizada da maneira correta.

O que é ser baiano?

Por definição, baiano é a denominação da pessoa que nasceu no estado da Bahia, independente da cidade. A palavra refere-se à naturalidade da pessoa, como quem nasce em São Paulo é paulista, e quem nasce no Rio de Janeiro é carioca.

Porém por xenofobia a palavra ganhou o significado negativo em algumas regiões do país, onde o baiano é utilizado erroneamente e de forma preconceituosa para exemplificar comportamentos ou sotaques característicos do estado da Bahia.

Demonstrando certo preconceito a palavra é utilizada em certas ocasiões de forma pejorativa, quando o ideal é utilizar a palavra baiano para definir a pessoa que nasceu no estado da Bahia, e nada mais.

Página “Coisas de Baiano” no Instagram causa polêmica

A polêmica em si foi causada por uma definição no site Dicionário Informal, onde a palavra baiano aparecia com uma citação preconceituosa dizendo que “”baiano era uma pessoa brega que gosta de chamar atenção de forma estranha”.

A polêmica repercutiu nas redes sociais, e diversos influencers da Bahia se pronunciaram conta o site, que demonstrava uma definição altamente preconceituosa e fora da realidade, que não condiz com os dias atuais.

O principal problema era que o próprio Google estava apresentando este site como uma resposta rápida para a pesquisa sobre a palavra baiano, que também foi corrigido imediatamente e a assessoria de imprensa da empresa se desculpou pelo ocorrido.

Porque baiano é preguiçoso?

Este é mais um preconceito com os nascidos na Bahia, e está associação é feita muitas vezes por pessoas dos estados do Sul e Sudeste do Brasil, que por não conhecer a cultura, espalha certas falácias sobre os residentes de outros estados.

O baiano em si é um trabalhador, e assim como todo brasileiro está sempre em busca de melhorar a sua qualidade de vida e também da sua família como um todo.

A origem do preconceito surge de certas piadas, que foram utilizadas no passado, para denegrir a imagem de pessoas não só da Bahia, mas como de todo o Nordeste do Brasil, uma atitude deplorável e que precisa acabar.

VEJA TAMBÉM: Quanto tempo demora para o dente siso rasgar a gengiva?

Qual é a fama do baiano?

A fama do baiano surge de preconceitos enraizados na mente de diversas pessoas de vários estados do Brasil, que normalmente chamam baiano de preguiçoso e que só gosta de carnaval.

Afirmações deste tipo, no entanto, não passam de puro preconceito e a fama do baiano mesmo é a de ser residente de um estado incrível do Brasil, com diversas praias e paisagens naturais, com um turismo forte capaz de movimentar toda a economia.

A fama da Bahia e do baiano é sobre as qualidades do estado e de seus residentes, e não do que dizem por aí de forma xenofóbica, buscando menosprezar o que nem conhecem.

Por que baiano e não bahiano?

A palavra correta é baiano sem o “H”, isto porque se popularizou a escrita dessa maneira, desde os tempos iniciais do estado da Bahia, onde para definir seus moradores não era seguido o prefixo original.

No Formulário Ortográfico de 1943, ficou decidido então que os topônimos deveriam manter suas grafias populares, já consagradas pelo uso, mesmo que não seguisse exatamente o portugês correto, e desde então não se utiliza a letra “H”, na palavra baiano.

No entanto todas as palavras derivadas da palavra baiano deveriam seguir a sua escrita autorizada pela Academia Brasileira de Letra no formulário de 1943, ou seja, deveriam seguir sem o “H”, mesmo que se derivasse de Bahia num primeiro momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.