O que é Ensino Regular? Como Funciona? (Significado)

Você provavelmente já se deparou com esse termo “Ensino Regular”, e pode não ter entendido de cara o que ele significa. Essa modalidade é uma das muitas presentes no Brasil, que possui diversas dificuldades na disseminação da educação, fazendo com que muitas pessoas não tenham acesso ao ensino regular.

Hoje, falaremos sobre o que esse termo significo e o que ele é, além de falar sobre as formas que ele pode ser aplicado. Portanto, se já se deparou com o termo e não soube identificar sobre o que estava sendo falado, você veio ao lugar certo! Não deixe de ler tudo para encontrar a sua resposta!

Como funciona o Ensino Regular?

O ensino regular é uma modalidade de ensino, que condiz com a educação sendo feita na idade prevista pela lei e pela convenção geral.

Esse termo é utilizado apenas para a educação básica, aquela em qual todos nós devemos passar quando crianças e adolescentes, não levando em conta, portanto, o ensino superior, nem técnico.

O ensino regular funciona com o mantimento das faixas etárias dentro de tais níveis de educação, mantendo a mesma faixa etária no mesmo padrão de ensino, começando dos 3 aos 5 anos na educação pré-escolar, dos 6 aos 14 anos no ensino fundamental e dos 15 aos 17 anos no ensino médio.

O que é Ensino Regular?

O ensino regular, como já foi dito anteriormente, é a modalidade de ensino que engloba apenas os estudantes que se mantém no nível “adequado” à sua idade.

Por exemplo, estar dos 3 aos 5 anos na educação pré-escolar, dos 6 aos 14 no ensino fundamental, etc. Portanto, esse termo “ensino regular” fala apenas sobre o ensino sendo aplicado no tempo previsto, sem atrasos ou avanços.

Confira: Cadastro vale alimentação.

Qual é o significado de Ensino Regular?

O termo ensino regular se refere ao mantimento de uma mesma faixa etária nos níveis previstos de educação para aquela idade. Ou seja, o termo se refere a modalidade de ensinos onde os estudantes não atrasam nem adiantam nenhuma etapa.

Não estão dentro desse termo, portanto, aqueles que começaram os estudos mais tarde, ou que terminaram mais tarde do que o esperado.

Tipos de Ensino Regular

Hoje em dia a educação regular pode ser realizada de diversas formas no Brasil, sendo dividida em 3 tipos distintos. Esses tipos são: educação presencial, à distância e/ou híbrido.

A primeira, presencial, seria o tipo mais comum e mais conhecido no país, utilizado desde sempre. Já o à distância, pode ser feito de algumas maneiras, como a educação feita em casa, pelos pais ou professores particulares, ou pela internet, um ensino online.

Já o híbrido tenta conciliar os dois tipos anteriores, tendo aulas presenciais e outras em casa.

O que é ensino regular na isenção do Enem?

Para os alunos da rede pública que estão no ensino regular, no terceiro ano do ensino médio, isso é, o último ano do ensino regular, a taxa de isenção do Enem é isenta.

Portanto, os alunos que estão no último ano do ensino regular que estudem em escolas públicas não precisam se preocupar com a taxa de inscrição para realizar a prova do ENEM. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.