O Brasil é banhado por qual oceano? Saiba tudo!

Entenda hoje por qual oceano o Brasil é banhado, além de aprender um pouco mais sobre ele. Saiba, além disso, mais sobre os oceanos em geral e como eles funcionam, qual é sua importância para a manutenção dos continentes. Veja também mais sobre os países banhados pelo Oceano Pacífico, e como eles se beneficiam dele.

Oceano vem do grego e era o nome de um deus mitológico de grandes extensões de mares e águas. Assim, até hoje se utiliza o termo para se referir as grandes porções de água que cobrem o planeta Terra. Há diversos oceanos que cobrem todo o mundo, um dos mais importantes o Pacífico, por atingir toda a América, além de partes da Ásia e da Oceania. 

Esse oceano é muito importante para a vida e o meio ambiente, além do comércio. Ele é muito importante para o Brasil também, já que vários países vizinhos recebem seus produtos importados a partir dele e vendem para o Brasil.

Qual é o oceano que banha o Brasil?

O oceano que banha o Brasil é o Atlântico, sendo que o país cobre boa parte da região litorânea do Atlântico na América do Sul.

Assim, boa parte dos produtos nacionais são exportados ou importados por esse Oceano. É por isso, de igual modo, que o comércio é facilitado com países como a China e os EUA.

Em qual oceano o Brasil é banhado?

O Brasil tem algumas ilhas em seu território que ficam no Oceano Atlântico e as praias, em especial do nordeste do país, são grandes pontos turísticos. A zona equatorial do Brasil é também uma das mais quentes do Atlântico.

Veja: Com quantos graus neva?

Quantos oceanos existem no Brasil?

Diretamente só um oceano banha o Brasil, que é o Atlântico, por onde boa parte das atividades sociais e econômicas se desenvolvem.

No entanto, o Oceano Atlântico tem ligação com diversos outros oceanos, com diferentes características e até climas que influenciam toda a América.

Ao sul do Oceano Pacífico está o Antártico, que é o oceano do Polo Sul do mundo. Ao sudeste está o Índico, e ao norte o Oceano Ártico, localizado no Polo Norte. Por fim, o Oceano Pacífico se conecta ao Atlântico a sudoeste.

Oceano Pacífico banha o Brasil?

O Oceano Pacífico não banha o Brasil diretamente, ainda que seja muito importante para o país e diversos outros países a leste da América no geral.

Assim, ainda que não tenha litoral no Pacífico, o Brasil depende muito dele para relações comerciais.

O Oceano Pacífico banha o litoral de quais países?

Alguns dos países banhados pelo Oceano Pacífico são os Estados Unidos, o Canadá e o México na América do Norte.

Na América central países muito importantes como Panamá e Honduras são banhados pelo oceano.

Por fim, ao sul da América países como Colômbia, Chile, Peru e outros dependem desse Oceano para suas atividades marítimas.

Quantos oceanos existem?

No total, existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Os dois últimos, no entanto, são hoje em dia considerados mares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.