Farmacêutico pode fazer lavagem de ouvido? Entenda!

Entenda hoje mais sobre lavagem de ouvido, vendo quem pode fazer, quais farmácias são especializadas nesse ramo e valores. Assim, você fica sabendo mais sobre os possíveis riscos, ou não, de se fazer lavagem de ouvido, e quais os benefícios principais causados por essa prática. Veja também quem são as pessoas capacitadas e especializadas para fazer esse tipo de operação e como ela pode te beneficiar de diversas formas.

Lavagem de ouvido é uma das principais operações de limpeza corporal que visa, como indica o nome, deixar o ouvido mais limpo e prevenir contra impurezas.

Essa lavagem traz diversos benefícios como a melhora da audição, combate e prevenção a infecções e outros problemas da região auricular. Em especial porque essa é uma das áreas do corpo que mais tem acúmulo de sujeira, seja por falta de limpeza ou por ser região reclusa do corpo.

Farmacêutico pode fazer lavagem de ouvido?

O processo de lavagem de ouvido é técnico e bastante delicado, assim um farmacêutico comum não deve fazer esse tipo de operação, exceto em extrema necessidade.

A operação de lavagem de ouvido é bastante sensível e, se feita da forma errada, pode acarretar em problemas para a saúde do ouvido da pessoa, alguns que podem até mesmo ser irreversíveis dependendo do nível de dano causado.

VEJA: Valor da lavagem de ouvido.

Qual profissional faz lavagem de ouvido?

Assim, o profissional capacitado para fazer a lavagem é o otorrinolaringologista. É essa uma profissão especializada em operações sensíveis na região do ouvido e outras do gênero.

Ainda assim, é sempre essencial sondar o histórico do profissional, pois pode ser o caso que ele tenha casos recorrentes de falha nesse tipo de operação, o que nunca é um bom sinal para quem vai fazer operações sensíveis.

Quais os riscos de fazer lavagem de ouvido?

Feito com um profissional capacitado e de bom histórico, não existem muitos riscos na operação de lavagem de ouvido. Ainda assim, a depender do profissional, se a pessoa se arriscar ela pode acabar com danos sérios a audição, ao sistema do ouvido, ou até danos maiores na cabeça de modo geral.

Um dos erros possíveis é a infecção na região, que pode ser bem perigosa e acarretar problemas sérios à saúde.

Quanto tempo dura uma lavagem de ouvido?

Os processos de lavagem de ouvido duram em uma média de 30 minutos a 1 hora, sendo um bom período, mas compensador. Isso porque a lavagem, quanto mais demorada, tende a ser mais completa e ajudar mais na limpeza e facilitação dos canais auriculares.

UPA e SUS fazem lavagem de ouvido?

O processo de lavagem de ouvido pode ser feito em UPAs, mas não é muito comum em SUS. O que importa é que o profissional tenha perícia e seja capacitado para fazer as operações, por isso é muito importante sempre buscar por boas opções.

Assim, você evita possíveis problemas auditivos ocasionados por más operações. E se previne também de gastar dinheiro sem resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.