CPF Inconsistente no Cadastro NIS, Caixa, FGTS: Como Resolver?

Muitos cidadãos podem passar pelo erro de CPF inconsistente no CNIS, e não entender muito bem o que está acontecendo. O Cadastro NIS é um cadastro do Governo que serve para a identificação de cidadãos beneficiados ou não por benefícios sociais, e pode ser de extrema importância ter acesso ao seu CNIS.

O acesso ao seu CNIS é uma forma de facilitar o seu acesso aos benefícios sociais e por isso deve estar sempre em dia e funcionando, para melhorar o seu dia a dia. Portanto, hoje falaremos sobre o problema de CPF inconsistente no momento de realizar o seu login no cadastro NIS, na Caixa ou no FGTS. Não deixe de ler até o final!

Como resolver CPF Inconsistente no Cadastro NIS e FGTS?

Primeiramente, vamos entender o que significa o “erro” de CPF inexistente. Isso apenas quer dizer que o seu CPF registrado no cadastro NIS não é o mesmo que você está inserindo no momento do login.

Essa é uma forma de proteger os dados dos cidadãos registrados no NIS, evitando que roubem esses dados. Para resolver, é necessário verificar, primeiramente, se está inserindo os seus dados corretamente.

Caso o problema não seja esse, é necessário regularizar o seu CPF, entrando em contato com o governo.

Confira: Aplicativo Gov.br não funciona, o que fazer?

CPF Inconsistente na Caixa, como resolver? Porque meu NIS está inconsistente?

Caso o seu problema se dê no aplicativo da Caixa, a resolução continua bem próxima da citada anteriormente. O erro apenas está indicando que existe uma diferença entre os dados informados e os dados cadastrados no seu NIS ou na conta da Caixa.

Portanto, é necessário verificar se as suas informações estão sendo inseridas corretamente e se o CNIS também está correto. Caso o problema persista, deve-se regularizar o CPF, ou, para certificar-se da solução, também é possível entrar em contato com a Caixa.

Como atualizar o cadastro NIS pela internet?

Se deseja atualizar o seu cadastro NIS pela internet, infelizmente não conseguirá. Porém, é possível realizar algumas alterações, como endereço e números de contato, via telefone, pelo atendimento ao cidadão, enquanto outras alterações devem ser feitas em uma agência da Caixa, pessoalmente.

Para resolver o problema do CPF inconsistente, é necessário, portanto, se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a alteração ou atualização dos seus dados.

Como atualizar o cadastro no CadÚnico?

Para atualizar o seu cadastro no Cadastro Único, é muito simples. Basta acessar o aplicativo do Cadastro Único, ou acessar o site cadunico.cidadania.gov.br.

Lembre-se que é necessário estar logado no aplicativo Gov.br para realizar a atualização no seu cadastro! Dentro do aplicativo, ou do site, você encontrará a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”.

Importância de atualizar seu cadastro

É importante manter os seus dados atualizados dentro do Cadastro Único para que possa garantir todos os benefícios sociais a quais tem direito.

Além disso, manter os seus dados atualizados também facilitará em outras situações em que precisar utilizar do aplicativo ou dos dados informados no mesmo, que precisam estar de acordo com os seus documentos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.