Comprovante de Residência Online: Como tirar? O que é?

Ao realizar inscrições em faculdades, alguns cursos, ou abrir novas contas em bancos e diversos outros processos legais e burocráticos, somos solicitados a apresentar um comprovante de residência. Esse comprovante pode ser online ou físico, dependendo de como ele deve ser apresentado.

Pensando nisso, e sabendo que nem sempre essas informações são bem apresentadas, criamos hoje um artigo para lhe ajudar a tirar o comprovante de residência, além de explicar um pouco sobre o que ele é.

Portanto, se está com dificuldades em conseguir o seu comprovante de residência e nem sabe do que isso se trata, você veio ao lugar correto. Leia até o final para sanar todas as suas dúvidas.

O que é um comprovante de residência?

Para começar, vamos explicar o que seria um comprovante de residência, e porquê ele é tão solicitado em processos burocráticos e legais.

O comprovante de residência não é nada mais do que um documento comprovando que você reside em determinado local, e ele pode ser em formato de contas de luz, telefone ou qualquer outra que contenha as suas informações e comprove que o seu nome está atrelado ao endereço especificado.

Ele é muito utilizado para conferir as informações do cliente e evitar erros de envios e até golpes.

Como tirar um comprovante de residência online?

Para retirar o seu comprovante de residência online é fácil! Basta escolher como você prefere retirar o seu comprovante: a partir de uma conta de luz, gás ou qualquer outra.

Decidindo qual conta irá usar, basta fazer o login no site da empresa responsável, como, por exemplo, a Light para contas de Luz no Rio de Janeiro, e salvar o documento de segunda via da sua conta.

Prontinho, você já possui o seu comprovante de residência em formato digital, podendo ser compartilhado pela internet e usado em cadastros online.

Veja também: Onde fica o número da certidão de nascimento.

Como tirar comprovante de residência pelo CPF?

Para retirar o seu comprovante de residência pelo seu CPF, é tão simples quanto os passos anteriores. Na verdade, retirar o seu comprovante de residência pelo CPF, em essência, é a mesma coisa que tirar um comprovante de maneira online.

Portanto, basta acessar a sua conta em alguma das empresas responsáveis por serviços já prestados a você, utilizando o seu CPF, e salvar um documento da segunda via de uma conta sua.

Como tirar comprovante de residência digital?

Retirar o seu comprovante de residência digital é feito da mesma forma citada acima nos dois exemplos anteriores. Basta acessar o site de alguma empresa que já lhe presta serviços e retirar a segunda via de um boleto seu.

Como gerar um comprovante de residência no meu nome?

Pode ser comum que não tenhamos algum comprovante de residência em nosso nome quando moramos com alguém que assume essas responsabilidades, seja um responsável ou um amigo com quem dividimos as contas e deixa as contas em seu nome.

Portanto, caso precisemos de um comprovante de residência em nosso nome, é necessário que tenhamos uma conta atrelada ao endereço específico em nosso nome. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.