Como saber o nome do meu Preto Velho? (Descubra)

Dentro da Umbanda acredita-se que cada pessoa nasce com diversas entidades responsáveis por guiar, ajudar, orientar e proteger cada pessoa. A linha de Preto Velho é uma das mais amadas e respeitadas dentro da religião.

Então é comum que diversas pessoas da umbanda tenham a curiosidade de saber o nome do seu Preto Velho, para poder se comunicar com ele mais diretamente. No artigo de hoje vamos ver como descobrir o nome do seu.

Qual o preto velho de Oxossi?

Os Pretos Velhos que atuam na linha de Oxóssi, recebem o nome de Pai [nome de batismo] da Mata, o nome não vem somente da sua linha de atuação, mas também deriva das características principais desta linha de Preto Velho.

Por atuarem diretamente em nome de Oxóssi, eles possuem uma forte influência deste Orixá, e tem uma forte ligação com as matas, florestas e com a natureza de uma modo geral, além de todos que habitam nela.

Quais são os pretos velhos da Umbanda?

Os Pretos Velhos na Umbando fazem referência aos antigos escravos brasileiros, pois em vidas passadas eles passaram por essa experiência, normalmente são caracterizados por sua sabedoria, paciência e amor.

Adoram contar histórias e ajudar tanto os encarnados como os desencarnados, ajudando todos a levar uma vida mais leve e tranquila. São caracterizados por sempre se apresentarem com uma idade mais avançada, demonstrando a sua sabedoria.

É muito comum a imagem do Preto Velho vir associada também com um cachimbo, que eles utilizavam bastante na época em que estavam encarnados.

Dividem-se em 5 grandes falanges, que posteriormente se subdividem, gerando centenas de linhas diferentes.

As cinco principais são:

  • Congo Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
  • Aruanda Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá.
  • D´Angola Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
  • Matas Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
  • Calunga, Cemitério ou das Almas, refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluaiê;

Qual o nome da Preta Velha?

O nome da Preta Velha segue o mesmo princípio dos Pretos Velhos, sendo denominadas conforme a linha ou falange a que mais se identificam e fazem parte, porém normalmente seguem a seguinte base: Vó ou Vovó [nome de Batismo] de Aruanda/ das Matas/ do Congo.

Confira: Quanto custa um ingresso no cinema.

Algumas também são chamadas de Mãe, ou até mesmo Tia, sempre respeitando a vontade da entidade sobre o nome que ela deseja ser chamada, alguns exemplos são:

  • Vovó Luíza;
  • Vovó Maria Conga;
  • Mãe Maria D’Aguine;
  • Vovó Ana;
  • Tia Joana;

Como saudar preta velha?

A saudação mais comum para a Preta Velha, e também para os Pretos Velhos de um modo geral é “Saravá!” que é a saudação da falange dos Pretos Velhos e significa a “Salve sua força.”

Preto velho é do bem ou do mal?

Na umbanda as entidades são divididas em Esquerda e Direita, onde na Esquerda estão os Exus e as Pomba Giras, que são entendidas normalmente menos bondosas, mas que na maioria das vezes acabam fazendo o mal tentando fazer o bem.

Já as entidades da Direita estão os Caboclos, Baianos, Boiadeiros e Preto Velhos, que são entidades que praticam somente o bem e o amor ao próximo, buscando sempre ajudar tanto os encarnados, como os desencarnados.

A linha de Preto Velho então faz somente o bem, sempre seguindo os princípios de Deus, de amor e caridade, ajudando o próximo em todas as oportunidades, de modo a trazer a paz, tanto para o mundo espiritual, quanto para a Terra.

Como estudar sobre a Umbanda?

Você começar os seus estudos sobre a Umbando através de livros como “O Livro Essencial de Umbanda”, ou “As 7 Linha de Umbanda”, você também pode assistir vídeos no Youtube de estudiosos da religião que compartilham o seu conhecimento.

Porém, o melhor meio de estudar e aprender também na prática sobre a umbanda é frequentando um terreiro. Procure na sua cidade se existe um terreiro de umbanda e comece a frequentá-lo para aprender mais sobre como tudo funciona.

Apesar de existir muito preconceito ainda com a religião, isso não passa de uma bobagem, pois a grande maioria dos terreiros de umbanda trabalham em prol do amor e da caridade, buscando sempre ajudar o próximo com a ajuda também dos Pretos Velhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.